Dor no pescoço é muito mais comum do que gostaríamos! As principais causas desse incômodo estão geralmente associadas a questões como má postura, cansaço ou torcicolo.
No entanto, esses problemas podem ser atenuados com alguns comportamentos que você poderá adotar diariamente para evitar chegar ao final do expediente sem conseguir movimentar seu pescoço.
Algumas atitudes podem ser evitadas e outras adotadas para que você não termine o dia com dores, como por exemplo:
Infelizmente existem alguns momentos da vida em que a tensão toma conta do corpo e a dor no pescoço acaba mesmo sendo inevitável.
No entanto, nesses casos existem outras maneiras de lidar com a dor sem que você precise necessariamente utilizar medicamentos para obter o alívio da dor, confira:
Fazer compressa de água morna te ajuda a relaxar o local dolorido, caso você não tenha uma bolsa térmica poderá utilizar uma toalha pequena, umedecer, colocar em um saquinho tipo ziploc e esquentar por 3 minutos no micro-ondas.
Caso você tenha em casa, poderá também utilizar óleos essenciais relaxantes na sua toalha, para que em contato com a pele a circulação local melhore e seja beneficiada do relaxamento mais intenso proporcionado pelos óleos.
Após a sessão de relaxamento realizada com a compressa de água morna, o ideal é que você dê uma massagem com as pontas dos dedos no seu próprio pescoço, ou que solicite a alguém que possa fazê-lo.
Para isso, utilize pomadas analgésicas e anti-inflamatórias que poderão ajudar bastante na melhora da sua dor no pescoço, sendo muito mais eficiente do que o consumo de um analgésico, afinal, a compressa de água morna já terá feito o efeito de melhorar a circulação local o que irá favorecer a eficiência do tratamento com a pomada.
Os alongamentos são exercícios que melhoram a mobilidade e também resistência muscular na região do pescoço.
Por isso, fazer uma sequência de alongamentos diários para o seu pescoço é uma forma eficaz de prevenir dores na região e também de fortalecer os músculos do pescoço, garantindo que você terá melhores condições de se movimentar sem afetar a região.
Existem diferentes tipos de alongamentos que podem ser feitos todos os dias, os exercícios não costumam tomar mais do que 5 minutos do seu tempo e certamente irão fazer toda a diferença na sua qualidade de vida, principalmente por evitar que você fique dependente de medicamentos para alívio de dor.
Caso essas técnicas não te ajudem a obter o alívio da dor você deverá utilizar algum relaxante muscular ao qual já esteja acostumado, visando que possa manter sua rotina normalmente após o alívio da dor.
É sempre interessante tentar ao máximo evitar o consumo de medicamentos sem a devida prescrição médica, até mesmo porque, caso o seu pescoço esteja doendo como sinal de alguma doença como hérnia de disco, a medicação tomada sem a ida ao médico poderá mascarar o problema.
E com isso, você irá demorar muito mais a ir ao médico, o que dificulta a melhora do seu quadro de saúde.
Preencha os dados e receba gratuitamente nosso e-book.
A dor no pescoço geralmente é um problema que deixamos de lado e acabamos lidando de forma caseira, com compressas e relaxantes musculares.
No entanto, caso a sua dor no pescoço seja persistente, é hora de buscar ajuda médica! Quando a dor não melhora com compressas e medicamentos que podem ser usados em casa e persiste por 3 dias, é hora de investigar o que pode estar ocasionando o problema.
É bastante comum que a dor no pescoço esteja relacionada ao seu estilo de vida, muitas vezes a tensão sofrida no trabalho e o estresse são as principais causas de dores.
Mesmo que você já tenha passado por isso antes, é sempre inteligente procurar ajuda médica quando a dor não passa e acaba atrapalhando sua qualidade de vida.
O médico poderá avaliar se existe algum problema de saúde que esteja afetando a sua postura e ocasionando a dor no pescoço e assim, o profissional irá garantir que você terá o tratamento adequado a partir da consulta.
Para dor no pescoço em particular, a quiropraxia tem os ajustes cervicais, que consistem em soltar as articulações das vértebras cervicais no pescoço, e isso pode reduzir a dor causada por nervos comprimidos e espasmos musculares.